Convento de Santo António de Ferreirim

Integrando uma anterior torre fortificada possivelmente datada de século XIV, a fundação deste convento masculino franciscano inicia-se com a doação, em 1525, dos terrenos circundantes, por D. Francisco Coutinho, Conde de Marialva.
De traça manuelina, da qual sobrevive o pórtico da igreja, há ainda a assinalar a construção do claustro, entretanto desaparecido, correspondente à primeira metade do século XVI, período de construção da igreja e do complexo conventual.
No que concerne ao seu espólio, destacam-se as oito tábuas pintadas em 1533-1534 pelos denominados “Mestres de Ferreirim”, parceria desvendada mais tarde por documentação encontrada por Virgílio Correia e que revelou os nomes de Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes como os autores das pinturas.
Extinto em 1834, a sua igreja foi convertida em igreja paroquial e as dependências conventuais vendidas em hasta pública e parcialmente desmanteladas ou caídas em ruína. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944, em 2001-2005 a igreja e seu recheio foram sujeitos a restauro.
A integração, em 2009, no Projeto Vale do Varosa, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de São João de Tarouca e Mosteiro de Santa Maria de Salzedas), possibilitou a recuperação da área conventual remanescente, onde foi instalado o Centro Interpretativo do convento, aberto ao público desde julho de 2016.
(https://culturanorte.gov.pt/.../convento-de-santo.../)

A visita à Capela de Nossa Senhora da Guia, no lugar da Senhora da Guia, à Igreja de Santa Maria Madalena, em Mós, à Capela de Santa Barbara, em Vila Meã e à Capela de São Bento, em Rossas e as diversas fontes da freguesia completam o roteiro.

Avenida do Convento
5100-482 Ferreirim- Lamego

https://www.valedovarosa.gov.pt/monumentos/convento-de-santo-antonio-de-ferreirim
254 600 230 (Rede Fixa Nacional)